segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Avenida de Berna, 45




Foto de Pedro Loureiro, revista Ler, Setembro de 2008.
 

Na passada sexta-feira, tal como noticiado, Ler Eduardo Lourenço esteve presente na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para o lançamento do Volume I das Obras Completas de Eduardo Lourenço Heterodoxias. Integrado na Festa dos Livros Gulbenkian 2011, a sessão contou com a apresentação de Eduardo Marçal Grilo, uma introdução de João Tiago Pedroso de Lima (membro da comissão científica e organizador deste primeiro volume), e claro, a esperada intervenção do Autor. Entre os muito presentes, o Presidente da Fundação Emílio Rui Vilar, o filósofo José Gil (cujo pensamento é, de resto, tema de um ensaio neste volume), os escritores José-Augusto França, Almeida Faria, Vasco Graça Moura e Gonçalo M. Tavares.

foto de José Nuno Lima


Descontraído, bem humorado, por vezes, irónico, Eduardo Lourenço surpreende sempre pela sua jovialidade e espírito crítico. Visivelmente feliz com o que chamou o meu primeiro livro de peso, gracejando também pelas suas mais de 500 páginas, mas não menos incomodado por se encontrar ali para falar de si próprio, Eduardo Lourenço agradeceu a distinção à Fundação e terminou a conversa confessando-se apenas um ensaísta.

 Ler Eduardo Lourenço relembra que hoje pelas 18h, haverá sessão de apresentação com a presença do Autor, no auditório do Colégio Espírito Santo, da Universidade de Évora. A não perder!!!