quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Jornal de Letras, revisitado

Eduardo Lourenço numa foto publicada no JL em Maio de 2008

Há trinta anos, mais concretamente a 3 de Março de 1981, a Imprensa portuguesa viu surgir do seio das Publicações Projornal (empresa responsável pelos saudosos semanários O Jornal, de algum modo o antecessor da revista Visão, e Se7e, entre muitas outras edições, entre as quais a primeira versão de A Europa Desencantada de Eduardo Lourenço) um projecto que tudo indicaria estar votado ao fracasso ou pelo menos a uma existência efémera. Tratava-se do JL jornal de letras, artes e ideias, um quinzenário (publicava-se então às terças) que, no seu primeiro número, era vendido ao público pela módica quantia de vinte e cinco ... escudos! Felizmente o JL sobreviveu às diversas crises que o país entretanto atravessou e continua hoje a desempenhar um papel muito útil não só em Portugal, como em todo o mundo lusófono, gozando por exemplo de um prestígio surpreendente no Brasil.

foto Ler Eduardo Lourenço

Nessa edição de estreia em Março de 1981, o JL oferecia ao leitor, para além de uma magnífica entrevista a José Cardoso Pires realizada pelo director José Carlos de Vasconcelos (que ainda hoje dirige a publicação), extensos artigos de, entre outros, Agustina Bessa Luís, Eduardo Prado Coelho, Augusto Abelaira, Urbano Tavares Rodrigues, Fernando Belo, Alexandre Pinheiro Torres, Nuno Bragança, Manuel Maria Carrilho, Paula Morão e João Mário Grilo.
Eduardo Lourenço, então habitual cronista de O Jornal, também participa neste número inaugural do JL com o ensaio “Encontro com Jorge de Sena”, fazendo desde logo juz ao estatuto de colaborador permanente que mantém até hoje. De facto, muitos dos ensaios de Eduardo Lourenço tiveram a sua primeira vinda a público nas páginas do JL. Seria fastidioso dar aqui conta de todos eles. Ler Eduardo Lourenço destaca, ainda assim, três edições muito especiais: o nº 231de 6 de Dezembro de 1986, o nº 667 de 8 de Mario de 1996 e o nº 851 de 14 de Maio de 2003. Em cada uma dessas edições o leitor pôde encontar um extenso e rico dossier com testemunhos e artigos sobre a obra de Eduardo Lourenço e até inéditos ou entrevistas com o próprio ensaísta.
A edição de hoje do JL, o nº 1074 mais precisamente, apresenta em pré-publicação excertos de “Joaquim de Carvalho e a Ideia de uma Filosofia Portuguesa”, um dos capítulos de Heterodoxias, o primeiro volume das Obras Completas (cujo lançamento ocorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, depois de amanhã, pelas 18h30m). É uma forma feliz de assinalar o que o JL considera ser «sem dúvida, um dos grandes acontecimentos editoriais do ano». A ler, portanto.

foto Ler Eduardo Lourenço