sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Notas para memória futura

 por Ana Cristina Dias*
Foi um pedaço de tarde particularmente sereno e de partilha privilegiada. O director da revista Ler, João Pombeiro, evocou como marcantes da vida da revista, dois momentos em que nessa publicação se fizeram revelações sobre a obra de Lourenço: aquele em que trouxe luz sobre os seus heterónimos e o outro, bem recente, em que deu a conhecer (com base no trabalho de João Nuno Alçada) o livro de viagens em que o professor se prestou a ghost-writer...
O professor começou evocando a "descoberta" do mundo do livro com a exploração da mala de livros que seu pai deixou em S.Pedro, que lhe deu a conhecer Camilo, Júlio Dinis, Júlio Verne...a partir daí tornando-se leitor compulsivo, ao ponto de dizer não saber se foi alguma coisa mais na vida do que um leitor.
Apontou cada livro como uma tentativa de o autor se explicar a si próprio e discernir o que somos, de onde vimos e para onde vamos. O livro como esforço de discernimento mas também como barca de salvação - evocou Sherazade que, ao contar, suspendia a morte. Disse que a humanidade não tem feito outra coisa senão contar para suspender a morte...
Nas perguntas finais, não resisti a pedir-lhe que voltasse à mala de S.Pedro, que continha também livros de História e que partilhasse connosco essa impressão juvenil da leitura da História como ficção (a suprema ficção da humanidade, como a classificou muito mais tarde).
Com imensa graça, perguntou-me como sabia que a mala continha livros de História, que não se lembrava de alguma vez o ter dito. Lembrei-lhe que o disse numa entrevista antiga e ele explicou então que era verdade, que a sua grande paixão pela História vinha desses tempos. Porém, vincou: a História ao jeito de Michelet e não a de pendor positivista...o que daria para uma outra, muito maior conferência, mas esta ficou mesmo por aqui.

* Ana Cristina Dias é uma visitante muito atenta de Ler Eduardo Lourenço que agora se estreia como colaboradora no blog através de um breve relato, extremamente curioso, da palestra proferida por Eduardo Lourenço e que inaugurou o  ciclo de conferências Ler em Voz Alta, promovido pela revista Ler por ocasião dos seus vinte cinco  anos de vida. A sessão realizou-se no Centro Cultural de Belém, ao fim da tarde, no passado dia 20.  Ler Eduardo Lourenço agradece a colaboração Ana Cristina Dias e, ao mesmo tempo, renova o convite a todos os outros visitantes para também participarem no blog.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/cultura/eduardo-lourenco-sou-um-leitor-compulsivo