terça-feira, 15 de maio de 2012

Recortes de uma celebração...

Realizou-se ontem no Grande Auditório a Culturgest, em Lisboa, a entrega do Prémio Pessoa 2011 a Eduardo Lourenço, condecoração já noticiada neste blog. O prémio foi entregue pelo Senhor Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e pelo Presidente do Júri, Francisco Pinto Balsemão. Ler Eduardo Lourenço lamenta não ter podido estar presente numa cerimónia que, uma vez mais, reconheceu  o trabalho incansável e em construção do Autor ao serviço de um pensamento crítico, mas deixa aos seus visitantes alguns recortes da imprensa de hoje. Afinal, como relata o Correio da Manhã na página 39, todos «somos puros mutantes (...) para viagens sem itinerário».
Correio da Manhã, p. 39
Presidente da República e Presidente do Júri aplaudem Eduardo Lourenço

Diário de Notícias, p.47
O Presidente da República entrega Prémio a Eduardo Lourenço.

Público, p. 28
Secretário de Estado da Cultura e o galardoado.

Jornal de Notícias, p. 43.
«Precisamos de E. L. para nos ajudar a reflectir sobre muitas questões que atravessam e afligem o nosso tempo», sublinhou o presidente do júri, Dr. Pinto Balsemão.

Correio da Manhã, p. 2
Assinala-se a exemplaridade da obra do Autor.


Público, Ter 15 Maio 2012, p. 46
«O vintage dos prémios Pessoa».




Por ocasião da distinção, a RTP exibe hoje, no canal 1, às 22.38, o documentário autobiográfico Regresso Sem Fim. Para quem ainda não teve a oportunidade de ver este filme realizado por Anabela Saint-Maurice e no qual intervêm também Pedro Mexia, Gonçalo M. Tavares, Hélia Correia, Angel Marcos de Diós, Fernando Rodriguez la Flor e o Dr. Adriando de Faria (irmão mais novo do ensaísta), esta é claramente uma ocasião a não perder.

Correio da Manhã, p.46