quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Regresso sem fim ... já no próximo sábado à noite!


Apresentado pela primeira vez ao público no passado dia 6 de Agosto em São Pedro do Rio Seco, durante uma homenagem a que Ler Eduardo Lourenço ofereceu o devido destaque, vai ser finalmente exibido, no próximo sábado, pelas 21 horas, na RTP 2, o documentário de Anabela Saint-Maurice, co-produzido pela RTP e pelo Centro de Estudos Ibéricos, Regresso sem Fim. De acordo com a nota informativa da RTP (de cujo site foram retiradas as imagens do texto de hoje), «Regresso sem Fim é um documentário de carácter autobiográfico protagonizado por uma das maiores figuras da cultura portuguesa: Eduardo Lourenço. Aos oitenta e oito anos, o escritor e ensaísta revisita a aldeia de São Pedro do Rio Seco e a cidade da Guarda, locais onde respectivamente nasceu e viveu na infância.

Com Pedro Mexia em São Pedro do Rio Seco

Com Gonçalo M. Tavares na Guarda


Com Hélia Correia

Nessa viagem às suas memórias é acompanhado pelos escritores Pedro Mexia, Gonçalo M. Tavares e Hélia Correia. Interlocutores escolhidos pelo próprio Eduardo Lourenço para participar neste “filme homenagem” em que se regressa ao que se deixou um regresso sempre desejado mas impossível. O documentário inclui uma incursão à vizinha cidade de Salamanca, onde Eduardo Lourenço fará a evocação de um intelectual que marcou a sua geração: Miguel Unamuno. O escritor, poeta e homem público espanhol era um apaixonado por Portugal e na sua atribulada vida manteve relações de amizade com importantes escritores portugueses, como Guerra Junqueiro e Teixeira de Pascoais. Em Regresso sem Fim revela-se a personalidade vibrante de Eduardo Lourenço, o seu incisivo sentido crítico, a permanente curiosidade e a capacidade de comunicar de forma clara, e com afecto. Há um sábio em viagem e com gosto pela vida. O documentário, realizado por Anabela Saint-Maurice, é uma coprodução da RTP2 e do Centro de Estudos Ibéricos em 2011. A duração é de cinquenta e dois minutos».
Na Plaza Mayor em Salamanca, durante a rodagem de Regresso Sem Fim


Ler Eduardo Lourenço acrescenta ainda que no filme, Eduardo Lourenço conversa com dois amigos e professores da Universidade de Salamanca: Ángel Marcos de Dios e Fernando Rodriguez de la Flor, com o primeiro acerca de Unamuno e com o segundo sobre as relações entre a Ibéria e a Europa. De registar também o depoimento do Dr. Adriano Faria, irmão de Eduardo Lourenço, acerca da vida em São Pedro nos tempos da infância do ensaísta.
A não perder, portanto.

Com a realizadora Anabela Saint-Maurice e a sua equipe